quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SÉRIE MÃE DE MENINO: DESFRALDE

Postado por: | | Comentários:

Olá pessoal!

Este é o segundo post da Série Mãe de Menino. E o tema é: Desfralde.

Eu poderia definir que o Desfralde é soma da Paciência com a Perseverança.

A minha experiência com o desfralde do Isaac não foi fácil, fui criticada por muitas pessoas, pois elas achavam que era minha culpa o Isaac ainda estar usando fraldas, com o Isaac tudo demorou mais, sentou, engatinhou, andou mais tarde do que as outras crianças, mas nada absurdo, normal. Mais ou menos "2 meses de atraso", por exemplo, ele começou a engatinhar com 1 ano, andar com 1 ano e 2 meses, etc. Mas para outras coisas ele é absurdamente desenvolvido, ele é muito inteligente. Cada criança tem o seu tempo, desenvolvem melhor algumas coisas e outras demoram mais. Acredito que se for uma diferença pouca (meses) em relação ao desenvolvimento de outras crianças não tem o que se preocupar, agora se a diferença começar a ficar grande deve-se procurar um especialista para averiguar o que está acontecendo.

Ouvi várias histórias do tipo "Meu filho saiu da fralda com 1 ano e meio", "Meu filho em 3 dias saiu da fralda", "Ah! Foi muito fácil, em poucos dias meu filho saiu da fralda." Mas comigo foi diferente, o Isaac tinha medo do vaso sanitário, medo não, pavor. Pavor de vaso, peniquinho, qualquer coisa do tipo, não sentava de jeito nenhum. Ele foi para a escolinha com 2 anos e três meses, usava fralda ainda, aí a tia da escola me chamou para conversar e disse que iria me ajudar a tirar a fralda dele, esperamos chegar o verão, pois no calor é o melhor momento para começar a tirar a fralda. Comecei a tentar em casa, mas sem sucesso, ele não ia no banheiro de jeito nenhum, fazia xixi e coco na roupa, e a tia também ficou tentando na escola, lá quando um coleguinha ia no banheiro, ela levava ele junto para ele ver como era e assim perder o medo. E assim fomos tentando, eu em casa e ela na escolinha, só que aquelas tentativas começaram a traumatizar ele, por causa do medo de sentar no vaso e ele começou a sonhar com isso e acordava desesperado gritando, o que nos fez paralisar todo processo e só tentar meses adiante (3 meses depois).

Quando sentimos que o trauma tinha passado decidimos (eu e a tia da escolinha) tentarmos novamente e aos poucos obtivemos sucesso.

O desfralde é muito estressante para mãe e para criança, pois a fralda é a zona de conforto da criança. No início é difícil, pois a criança irá sujar muito roupa e é muito incômodo para ela ficar molhada ou com coco. Porque que é mais fácil desfraldar no calor? Porque você poderá deixá-la com pouca roupa, sendo até mais fácil para lavar, pois no desfralde você tenderá a lavar mais roupa que o normal.

Tem que ter muito paciência, tinha horas que eu desanimava, porque não aguentava ficar lavando tanta roupa e limpando o chão, fora outras tarefas que tinha durante o dia, eu desistia e colocava fralda nele. Mas no outro dia, recarregava as minhas forças e voltava a persistir.

Como eu falei, o Isaac tinha muito medo do vaso, acho que ele tinha medo de cair no buraco, um item que me ajudou muito a tirar este medo e dar mais segurança para ele foi o assento redutor de vaso sanitário.

Foto Ilustrativa
O xixi foi o mais fácil, no começo ele não sabia muito mirar e acabava fazendo xixi fora do vaso, mas com a prática rapidinho conseguiu. rsrs E ele vendo os coleguinhas da escolinha fazendo xixi contribui muito que ele aprendesse direitinho.

Outra coisa, toda vez que ele fazia xixi no vaso eu comemorava muito com ele, incentivando-o. Comprava cuequinhas novas com os personagens que ele gostava, tudo para motivá-lo.

Agora o coco, foi o mais difícil, quantas cuequinhas sujas tive que lavar, logo eu que tinha nojinho de tudo rsrs, a gente vira mãe e todas as frescuras vão embora. Ele tinha a mania de abaixar num cantinho para fazer o número 2, quando eu percebia corria com ele para o banheiro, mas muitas das vezes quando chegava lá ele travava e não fazia, e mais tarde quando eu ia ver já tinha feito na calça.
A primeira vez que ele consegui fazer o coco no vaso ele suava tanto, parecia ser algo difícil para ele , mas ele conseguiu, lembro como se fosse hoje, ele olhou para mim e disse: "Mamãe eu consegui, você está feliz comigo?". Eu fiquei tão feliz porque ele estava vencendo o medo dele, eu o abracei e disse: "Mamãe está muito feliz com você, parabéns!"

Mesmo ele já fazendo as necessidades no banheiro, tinhas vezes que não conseguia segurar e fazia na roupa. Tudo é um processo! Tem vezes que a criança está brincando e não quer parar de brincar para ir no banheiro, ou aguenta ao máximo que pode e não consegue chegar no banheiro, acaba fazendo na metade do caminho. Isso acontece direto!

Eu tive muito paciência neste processo, e nunca briguei, sempre conversava, minha calma me ajudava.

Para tirar a fralda noturna, procure levar o seu filho ao banheiro antes de ir dormir e evite oferecer para ele líquidos, vá observando se a fralda está ficando sequinha, se sim. Já pode desfraldá-lo.

No início, para ensiná-lo a fazer xixi no vaso, estimule-o dando bastante líquido, isso fará com que ele fique com vontade de fazer xixi toda hora. Leve-o de hora em hora, pois no começo ele ainda não tem noção da vontade de fazer o xixi.

Hoje, ele nem avisa que quer ir no banheiro, vai sozinho e depois só me grita: "Mãe cabei, vem me limpar." rsrs

Como é bom ver nossos filhos crescendo e tornando-se independentes, não é mesmo!

Espero que você tenha gostado deste post, qualquer dúvida deixe nos comentários.

Se você é mãe e está com dificuldades para desfraldar o seu filho, acredito que com esta minha experiência estarei lhe ajudando. Compartilhe este post, quero muito ajudar muitas mães que ficam meio perdidas (e estressadas) com o desfralde.

Sugestão de leitura: Série Mãe de Menino - Paciência, use a sabedoria e não a violência.
Encontre o Blog Casa, Filhos, etc. também nas Redes Sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...